O que é SEO: como garantir que o seu site apareça nos mecanismos de busca

O que é SEO: como garantir que o seu site apareça nos mecanismos de busca

Com milhares sites disponíveis na internet, ser encontrado pelos usuários ganha muita importância. Entender a forma como os mecanismos de busca trabalham e estar sempre atualizado sobre as mudanças que ocorrem são questões fundamentais para que o seu visitante encontre o conteúdo.

Para sair na frente nesse quesito, investir na otimização do seu site para mecanismos de busca é fundamental. Para começar, que tal entender o que é SEO e como funcionam os mecanismos de busca?

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou simplesmente otimização para mecanismos de busca é o conjunto de estratégias que você usa para aumentar o número de visitas em seu site através dos mecanismos de buscas como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Otimizar um site é um desafio que requer descobrir como os mecanismos de busca identificam as páginas relevantes para uma determinada busca, e realizar algumas ações com base nessas descobertas.

O objetivo dessas ações é trazer tráfego orgânico para seu site ou blog, assim como ficar entre os primeiros lugares no ranking do Google na pesquisa de uma determinada palavra-chave, aumenta a credibilidade do seu site entre os usuários e com o Google também.

Simplificando: SEO refere-se às estratégias de ação para que o seu site apareça nas primeiras colocações dos resultados de busca.

 

Veja também: Dicas simples de SEO

 

Como funcionam os mecanismos de busca?

Crawlers, como o Googlebot, são robôs de rastreamento da web. Eles rastreiam todos os sites e blogs na internet e neste processo, novas páginas são descobertas e incluídas no índice do Google. Após esse mapeamento, toda informação fica armazenada em uma grande base de dados.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, o mecanismo de busca lê e compara os elementos textuais com todas as informações já existente no banco de dados. E é essa a importância do SEO, pois os buscadores filtram os dados e apresentam ao usuário em uma ordem de relevância.

Cada buscador possui seus critérios. O Google, por exemplo, considera o tempo de existência do site e outros 200 fatores. Veja alguns deles neste link do próprio Google:

  • Usar a palavra-chave no conteúdo, título e subtítulo;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Frequência de atualizações no site;
  • Links externos e internos;
  • Qualidade do conteúdo.

 

Super útil saber sobre esse assunto, não é mesmo? Agora que você sabe o que é SEO e tem uma ideia de como funcionam os mecanismos de busca, comece agora mesmo a otimizar o seu site!

Deixe um comentário

Watch Dragon ball super